segunda-feira, 21 de maio de 2012

18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.



Na sexta-feira, 18 de maio, membros da equipe e adolescentes do Projovem do CRAS Zona Leste uniram-se à escolas municipais e entidades ligadas a rede socioassistencial em uma PASSEATA em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorreu nas ruas centrais de Paranavaí. O objetivo foi mobilizar a população em torno do grave problema da violência praticada contra este parcela da população, com ênfase na prevenção e no enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual. 
 

 
 
Além da passeata, durante a semana os adolescentes do Projovem participaram de uma PALESTRA sobre abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que ocorreu no salão nobre da Prefeitura. O evento contou com a presença da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do professor e coordenador do curso de Direiro da Unipar, Albino Turbay, que discorreram sobre o tema em questão.
 

 
 
 
Ainda durante a semana, os adolescentes participaram de uma DISCUSSÃO sobre o tema junto à técnica de referência do CRAS Zona Leste, psicóloga Aline, e também com o Educador Social Natan. Nesta discussão foi explanado o porquê da data 18 de maio, a importância do envolvimento deles em temáticas como essa, bem como foram tiradas algumas dúvidas dos jovens sobre o assunto em questão.