quarta-feira, 20 de junho de 2012

PALESTRA INSS / DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS


Nesta quarta-feira, dia 20 de junho, a assistente social do INSS Vera ministrou uma palestra sobre a Contribuição Facultativa para Famílias de Baixa Renda. Os membros do grupo de famílias e os adolescentes do Projovem receberam informações sobre direitos previdenciários. Vera explicou que a forma de contribuição facultativa para famílias de baixa renda não é apenas para donas de casa, mas para qualquer homens ou mulher que esteja desempregado sem renda própria, com renda familiar de até 2 salários mínimos, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais. 



Deste modo, com 5% do salário mínimo por mês, a pessoa passa a ter acesso aos seguintes benefícios da Previdência Social: salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença. Vera ressaltou que no que se refere a aposentadoria por idade é necessário ter contribuído pelo menos 15 anos e ter 60 anos (mulheres urbanas), 65 anos (homens urbanos), 55 anos (mulheres rurais) e 60 anos (homens rurais). Em relação ao salário maternidade é necessário 10 meses de contribuição. No que se refere à aposentadoria por invalidez é necessário ter 1 ano de contribuição. No que tange ao auxílio-doença deve haver contribuição de pelo menos 1 ano. Além disso, a partir do primeiro pagamento, a família já tem o direito à pensão por morte e ao auxílio-reclusão. 




 Na oportunidade, Vera ainda tirou as dúvidas dos presentes, contribuindo, assim, para a ampliação do acesso às informações referentes à temática em discussão.