terça-feira, 11 de setembro de 2012

PALESTRA SOBRE SEGURANÇA DA PESSOA IDOSA NO GRUPO DE IDOSOS DO CRAS ZONA LESTE

Na tarde desta terça-feira, dia 11 de setembro, os membros do Grupo de Idosos foram contemplados com uma palestra sobre o tema "Segurança da Pessoa Idosa", que foi ministrada pelo Capitão Orlando Lazaro da Silva. Na oportunidade, o palestrante apresentou um vídeo, bem como explanou sobre sobre o tema em questão, buscando ressaltar algumas dicas de segurança para as pessoas de forma geral, mas principalmente para a pessoa idosa. 


Assim, aqueles que se fizeram presentes puderam conhecer medidas básicas de prevenção que reduzem ou eliminam oportunidades para ações que possam vir tirar sua segurança. Em relação às medidas que devem ser tomadas em casa, pontuou: trancar portas e janelas, evitar deixar chave na fechadura, não deixar estranhos adentrarem em sua residência, não aceitar serviços que não pediu, guardar o dinheiro em local seguro e de preferência não guardar grandes quantidades em casa, dentre outras. No que tange as medidas a serem tomadas nas ruas, foram ressaltadas algumas dicas importantes sobre o uso de bolsas e carteiras, bem como a relevância de andar acompanhado e estar atento às situações e pessoas a sua volta. Ressaltou também a importância do cuidado em relação a falsos sequestros, falsos serviços e golpes. Desta forma, o palestrante apresentou diversas contribuições aos idosos, que puderam refletir sobre a participação deles em sua própria segurança.     




Além disso, nesta tarde os idosos também foram contemplados com diversos serviços oferecidos por estagiárias do curso de Enfermagem, tais como: medição de pressão, teste de diabetes, e sorteio de brindes.


PREPARATIVOS PARA O I FESTIVAL PROJOVEM SEM FRONTEIRAS

No dia 21 de setembro será realizado o I Festival Projovem Sem Fronteiras e contará com a presença especial dos familiares dos adolescente que participam do Projovem Adolescente do CRAS Zona Leste. Desta forma, durante os meses de agosto e setembro, os jovens vem  participando de ensaios de apresentações artísticas, bem como preparando materiais para serem expostos no dia do evento. Na foto abaixo, os adolescente aparecem produzindo os convites a serem entregues a seus familiares.


GRUPO DE CRIANÇAS

As atividades do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Crianças vem ocorrendo quinzenalmente na associação da Chácara Jaraguá. O último encontro acorreu no dia 03 de setembro e teve como eixo norteador a temática "Segurança da criança". Neste sentido, a psicóloga e a educadora do CRAS Zona Leste trabalharam juntamente com as crianças a cartilha "Turminha da Segurança" do governo do Paraná. Por meio das histórias em quadrinhos apresentadas nesse material foi possível discutir com as crianças vários aspectos inerentes a segurança das mesmas, como nas seguintes situações: atravessar a rua, avisar os familiares quando for brincar longe da residência, não aceitar nada de estranhos, dentre outras. Além disso, foi possível abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente, com ênfase nos direitos e deveres das crianças. Foi discutido também a relevância de ter a carteira de identidade, bem como a importância de socializar todas essas informações com os demais colegas. Por meio da reflexão realizada junto às crianças, estas puderam tirar suas dúvidas e relatar experiências de situações semelhantes as que a história trouxe, assim como aprender um pouco mais sobre esse tema tão importante.