sexta-feira, 28 de setembro de 2012

FORMATURA DO CURSO ARTES EM EVA


Nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, foi realizada a Formatura do Curso Artes em EVA oferecido pelo CRAS Zona Leste, por meio da Secretaria de Assistência Social. O curso teve duração de 30 horas e contou com a orientação da professora Tininha. Assim, com o objetivo de homenagear as alunas e a professora, o CRAS recebeu decoração especial, através das produções feitas pelas alunas ao longo do curso.




Na solenidade, após a acolhida das formandas do curso, a equipe do CRAS Zona Leste parabenizou o empenho das alunas e da professora, e a coordenadora do CRAS Luci enfatizou a importância de atividades como essa para cada uma das formandas e também para o CRAS. Em seguida, as alunas receberam o certificado, bem como diversas bonecas produzidas por elas durante o curso.

















Emocionadas, as alunas agradeceram a oportunidade oferecida pelo CRAS Zona Leste. Também realizaram agradecimentos a professora Tininha, pelo empenho nas aulas e pelas experiências passadas as formandas.


Ao longo do curso, foi possível perceber que o mesmo se configurou não apenas como uma possibilidade de geração de renda, mas também como uma experiência de trocas interpessoais para as alunas. Assim,  possibilitou para cada uma delas uma significação pessoal que, conforme destacado por elas, foi uma maneira de aprender e de crescer. Diante disso, a psicóloga do CRAS realizou junto às formandas uma dinâmica de grupo, na qual as mesmas escreveram mensagens para as colegas que foram colocadas em envelopes individuais, sendo que ao final puderam levar seus envelopes com as mensagens para casa, como uma forma de recordação das colegas de curso.


 Por fim, foi entregue a elas uma mensagem, a fim de ressaltar a importância do reconhecimento do outro como fundamental para sermos o que somos. E, ao final, as formandas e a equipe do CRAS participaram de uma confraternização, na qual saborearam um delicioso lanche. 

GRUPO DE PRÉ-ADOLESCENTES

Na quarta-feira, dia 26 de setembro, aconteceu mais um encontro do grupo de convivência para pré-adolescentes. A reunião teve como tema norteador o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para trabalhar o referido tema, a psicóloga e a educadora do CRAS apresentaram o Estatuto aos adolescentes, buscando  socializar o referido material e pôr em pauta a importância de conhecerem os direitos e deveres contidos neste instrumento normativo que visa a proteção integral de crianças e adolescentes. Em consonância a isso, trabalharam o tema por meio do material “Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente”, o que possibilitou o desenvolvimento de reflexões sobre o tema, bem como facilitou as discussões sobre este instrumento tão relevante, ampliando assim a compreensão dos adolescente sobre seus direitos e deveres.