sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FORMATURA DO CURSO DE BARRADINHO EM CROCHÊ


Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, aconteceu no CRAS Zona Leste a formatura do curso de artesanato de Barradinho em Crochê. Este curso foi oferecido pela Secretaria de Assistência Social e desenvolvido no Jardim Ipê, mais precisamente no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com carga horária de 40 horas, sob orientação da instrutora Dirce. Assim, nesta oportunidade, a equipe do CRAS Zona Leste parabenizou as alunas  pelo empenho e dedicação ao longo curso, ressaltando que cursos como esse visam possibilitar não apenas o incentivo a complementação da renda, mas também e principalmente um espaço de trocas interpessoais, de aprendizado, de fortalecimento do convívio comunitário, e de crescimento e desenvolvimento pessoal das alunas.



Na seqüência, foi realizada a entrega dos certificados às 9 alunas que se formaram no curso de Barradinho em Crochê, bem como apostilas referentes ao curso, visando possibilitar o aperfeiçoamento das alunas para que continuem a confeccionar lindas peças. As alunas também foram presenteadas com algumas das peças que produziram ao longo do curso e homenageadas por meio de um vídeo.



Na oportunidade, a instrutora também foi parabenizada e presenteada pela equipe do CRAS Zona Leste e por suas alunas, por sempre estar realizando um belo trabalho nos cursos em que vem ministrando. Por fim, a instrutora Dirce presenteou as alunas com lembracinhas e em seguida, todos partilharam de um delicioso lanche.

















REUNIÃO DE CONDICIONALIDADES E PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS



Na quinta-feira, dia 23 de agosto, aconteceu no CRAS Zona Leste a Reunião de Descumprimento de Condicionalidades. Esta reunião tem como objetivo possibilitar um espaço de discussão e disseminação de informações às famílias que estão em descumprimento de alguma condicionalidade referente à educação ou à saúde no âmbito do Programa Bolsa Família. Desta forma, nestas reuniões, a equipe do CRAS Zona Leste vem trabalhando com as famílias aspectos referentes ao Programa de Bolsa Família e das condicionalidades, bem como a importância da responsabilização das mesmas, pautando-se em seus direitos e deveres. Além dessas discussões, visa-se, nestas oportunidades, possibilitar aos usuários do CRAS acesso à informação e ao conhecimento.


Diante disso, nesta quinta-feira, foi realizada uma palestra sobre “Prevenção de Deficiências”, ministrada por Érica que é assistente social da APAE. A temática em questão se justifica, por se tratar da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência”. As explanações trazidas pela palestrante foram de suma importância para instruir as famílias acerca deste assunto tão importante e que, por vezes, ainda passa por discursos preconceituosos. Desta forma, as famílias que se fizeram presentes receberam informações sobre os serviços ofertados pela APAE, os fatores que podem propiciar o desenvolvimento de uma deficiência, os cuidados a serem tomados para prevenir deficiências e os direitos da pessoa com deficiência.


Num segundo momento, os adolescentes do Projovem também foram contemplados com informações sobre a prevenção de deficiências. Por meio de vídeos e explanações apresentadas pela palestrante, os adolescente puderam se informar e tirar suas dúvidas sobre o assunto.