sábado, 18 de agosto de 2012

VIAGEM DO PROJOVEM PARA O PARQUE ESTADUAL DE AMAPORÃ


No dia 17 de agosto (sexta-feira) foi realizada a viagem para o Parque Estadual de Amaporã, na qual se fizeram presentes todos os coletivos do Programa Projovem Adolescente de Paranavaí. Assim, cerca de 90 jovens, acompanhados por educadores e técnicos de referências, aproveitaram o dia de muito lazer. 

Todos os coletivos renidos em frente a SEMAS

O Parque Estadual de Amaporã desde quando foi criado na década de 50, tem sido uma área de grande importância no contexto regional, em se tratando de área destinada a visitação, fins educacionais, pesquisas, lazer e o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. Trata-se da única área a nível de região Noroeste com essas características, onde se pode contemplar a natureza associado ao lazer. Nesta unidade é possível observar nascentes e lagos sem qualquer tipo de poluição ou assoreamento, árvores de grande importância ambiental, além de algumas espécies da fauna regional. Algumas espécies nobres da região são encontradas, tais como: Ipê Roxo, Cedro, Peroba, Gurucaia, Pau Marfim, Louro Pardo Canafístula. Há ainda várias nascentes d’água que dão origem ao ribeirão Jurema, mata cliiar protegida, represas d’água, trilhas, áreas de lazer e recreação, e centro de educação ambiental. Desta forma, ao longo do dia, os adolescentes foram contemplados com informações sobre educação ambiental, passeio na trilha, banho em área protegida, lanche em área de lazer, e momentos de descontração e socialização.

Centro de Visitantes











Passeio na Trilha do Ipê
Passeio na Trilha do Ipê












Passeio na Trilha do Ipê
Área de Banho












Área de Banho
Área de Lazer
















A viagem ao Parque Estadual de Amaporã foi de muita importância para os adolescentes, não apenas por ter proporcionado momentos de lazer e descontração, mas também por ter sido um meio de acesso ao grande potencial histórico, cultural e turístico que o parque em questão oferece.