sábado, 22 de setembro de 2012

I FESTIVAL PROJOVEM SEM FRONTEIRAS



O I Festival Projovem Sem Fronteiras aconteceu na noite do dia 21 de setembro na Associação de Moradores da Zona Leste. O evento teve como objetivo apresentar as famílias dos adolescentes do Projovem o que eles vem produzindo nas oficinas oferecidas. O Festival também tinha como expectativa possibilitar aos jovem a valorização de suas potencialidades e dos resultados que vêm alcançando no coletivo Projovem Sem Fronteiras. Desta forma, o evento contou com a presença da equipe do CRAS Zona Leste, dos oficineiros, dos adolescentes e de seus familiares.































Após a acolhida dos convidados, ocorreu a entrada da equipe do CRAS e dos adolescentes do coletivo ao som de uma linda música tocada por Rafael Torrente e sua aluna. Era evidente a felicidade explicitada nos olhos e sorrisos dos adolescente e familiares. Em seguida, foi feita a abertura do evento pela coordenadora do CRAS, que se emocionou falando sobre a importância da realização do I Festival Projovem Sem Fronteiras para o CRAS, os jovens e seus familiares.


A fim de realizar uma acolhida aos convidados, foi apresentado um vídeo, que explanou sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas, a  fim colocar em ênfase quão importante vem sendo para cada um dos jovens estarem escolhendo o caminho do crescimento, da criatividade, da responsabilidade e da socialização. Em seguida, foram realizadas as apresentações artísticas preparadas para o evento. Desta forma, sob a orientação da professora Adriana, foram apresentadas duas danças que emocionou os familiares e equipe presente. As adolescentes que se apresentaram  demonstraram o entusiamo e a força que têm em atingirem seus objetivos.














Em seguida, foi apresentada a leitura dramática que tem como título "Quando os olhares se chocam", de autoria de Marcos da Cruz, oficineiro de teatro. Os adolescentes ganharam atenção de todos presentes pela autenticidade e eloquência na apresentação teatral.


Na sequência, sob orientação do professor Erasmo, os adolescentes tocaram e cantaram as músicas: “Pra não dizer que não falei das folhes”, “Pensa em mim” e “Fotos”. Por meio da sintonia grupal, as apresentações de violão emocionaram seus familiares.


Encerradas as apresentações artísticas, foi exposto um vídeo que mostrou um pouco da história do Projovem Sem Fronteiras desde 7 de fevereiro de 2012. A exposição do vídeo teve como objetivo homenagear os adolescentes e também apresentar às famílias o dia-a-dia dos adolescentes nas oficinas de dança, teatro, desenho e violão, bem como outras atividades que os adolescentes participam tais como eventos, passeatas, sessões de cinema, palestras e viagens. 


Em seguida, todos foram convidados a apreciar os murais de desenhos, produzidos na oficina de desenho, dirigida pelo professor Kreslen, e também o mural de fotos confeccionado para homenagear os adolescente e enfatizar a história do Projovem Sem Fronteiras.




Ao final, as famílias participaram de uma confraternização, que possibilitou um momento de descontração e interação entre familiares, equipe, oficineiros e adolescentes.




O CRAS Zona Leste, agradece a todos que estiveram envolvidos na organização, execução e participação do I Festival Projovem Sem Fonteiras!